Pluralidade e excelência acadêmica na construção da esfera pública digital
O Legal Fronts Institute é um think tank voltado à construção de uma esfera pública digital plural, interdisciplinar e voltada ao fomento de inovações tecnológicas. Atuamos na produção de conhecimento, no fortalecimento de redes de cooperação e no estímulo à formulação de políticas públicas digitais orientadas pelas melhores práticas internacionais.
Promovemos inovação e políticas públicas digitais com democracia, direitos e responsabilidade social.
Queremos liderar respostas estratégicas para os desafios jurídicos e tecnológicos do século XXI.
Agimos com ética, excelência, diversidade e colaboração para transformar o digital com responsabilidade.
Nascemos como um espaço inovador para estudar a regulação da tecnologia. Evoluímos para impactar diretamente as políticas públicas digitais brasileiras, ampliando redes, parcerias e frentes de atuação.
2020 – Fundação enquanto Legal Gounds Institute
2021 – Primeiros projetos na área de proteção de dados e privacidade, com cursos e webinars na pandemia.
2022 – Parcerias institucionais com diversos atores e expansão de pesquisas em regulação de plataformas digitais.
2023 – Ampliação de projetos, seleção de novos pesquisadores, realização de eventos presenciais e criação de novos núcleos de pesquisa.
2024 – Expansão de temas e alcance internacional, com consolidação da participação multissetorial e impacto do Norte ao Sul do Brasil e outros países
2025 – Consolidação enquanto Legal Fronts Institute e lançamento da nova marca
Contribuir para o desenvolvimento de uma esfera pública digital crítica, inclusiva e tecnicamente qualificada, com pluralidade e integridade intelectual. Atuamos na promoção de políticas digitais, marcos regulatórios e práticas institucionais que incentivem a inovação tecnológica responsável, a liberdade de iniciativa, e o fortalecimento da cidadania digital.
Ser um think tank de referência nacional e internacional na formulação de respostas estratégicas para os desafios das transformações digitais, contribuindo com a construção de futuros jurídicos e tecnológicos pautados pela integridade institucional, sustentabilidade, inovação, justiça social e governança democrática da tecnologia.
Atuação comprometida com rigor analítico, ética na produção do conhecimento, com honestidade, rigor, coerência e ética na produção, uso e disseminação do conhecimento.
Produção de conteúdo, pesquisa e formação com base em métodos e evidências, abordagens multidisciplinares e alto padrão de qualidade científica e acadêmica, baseada nas melhores práticas internacionais.
Defesa de uma esfera pública digital orientada por direitos fundamentais, transparência institucional e pluralismo de vozes e perspectivas, com compromisso ao Estado Democrático de Direito.
Promoção de soluções responsáveis que considerem os impactos sociais, ambientais e jurídicos da tecnologia na arquitetura jurídica, com foco em justiça digital e sustentabilidade.
Valorização de diferentes experiências, formações, territórios e perspectivas na composição das equipes e nos temas priorizados, considerando as diversidades, interseccionalidades e desigualdades existentes.
Disseminação ampla, acessível e qualificada de saberes técnico-científicos, com articulação entre pesquisa, extensão e presença pública.
Atuação em rede com instituições públicas, setor privado, academia e sociedade civil, promovendo o diálogo entre diferentes setores e disciplinas.
Com a participação de nossos membros em núcleos de pesquisas, redes multiplataformas, audiências públicas, cursos, seminários e conferências destinados ao público em geral, já atingimos milhões de pessoas digitalmente no Brasil e no mundo.
Elaboramos pesquisas de natureza multidisciplinar, com enfoque nacional e internacional e baseado no direito comparado, sobre os temas de atuação do instituto.
Organizamos seminários, conferências, cursos e atividades formativas destinadas ao público em geral, com participação multissetorial e foco em agendas estratégicas.
Atuamos na interlocução qualificada e advocacy com órgãos públicos, instituições acadêmicas, organizações da sociedade civil e setor privado e contribuímos com subsídios técnicos, participação em processos decisórios e fortalecimento de agendas públicas.
Produzimos conteúdos multiplataformas, sempre voltados à divulgação do conhecimento e à promoção de debates nacionais sobre temas ligados à esfera pública digital, direcionado ao público em geral.
Temas centrais que orientam nossa atuação acadêmica, institucional e política.
Estudamos marcos regulatórios emergentes com foco em responsabilidade, moderação, interoperabilidade e liberdade de expressão.
Analisamos modelos nacionais e internacionais de governança digital e participação democrática em políticas públicas online.
Pesquisamos impactos da digitalização na saúde e nas ciências da vida, com foco em regulação ética e inclusão tecnológica.
Avaliamos riscos e oportunidades do uso de IA e infraestrutura em nuvem com atenção à soberania e transparência.
Exploramos como tecnologias digitais contribuem para sustentabilidade, inovação climática e justiça socioambiental.
Estudamos os efeitos da economia digital sobre a concorrência, modelos de negócio e inclusão econômica.
Acompanhamos processos de digitalização no setor público e privado com foco em segurança, ética e interoperabilidade.
Investigamos o impacto da plataformização sobre a educação e a cidadania digital, com foco em inclusão e letramento.
Promovemos o debate sobre conectividade, repositórios públicos, identidade digital e softwares abertos.
Estudamos fundamentos éticos e regulatórios da proteção de dados, com foco em direitos e inovação segura.
O Legal Fronts Institute nasce da diversidade que forma o Brasil. Mais do que um think tank, é um espaço de escuta e elaboração coletiva, que valoriza a pluralidade de trajetórias, formações e experiências. Somos vozes diversas que, juntas, constroem uma agenda digital alinhada aos desafios contemporâneos e às melhores práticas globais.