A estrutura de telecomunicações como elemento de soberania nacional: o apagão ibérico de 2025 e os desafios da resiliência no brasil

1 min. de leitura
O apagão Ibérico evidencia a urgência de repensar a arquitetura da conectividade em tempos de alta dependência digital.

Em artigo publicado na obra “Tecnologia da informação e comunicação: inovação, sociedade e conhecimento digital”, os pesquisadores Henrique Martins, Ana Laura Jales, Mateus Andrade e Diná Santana, do Legal Fronts Institute, abordaram acerca a estrutrura de telecomunicações como elemento da soberania nacional, a partir do apagão ibérico de 2025.

No artigo, os pesquisadores concluíram que o apagão Ibérico evidencia a urgência de repensar a arquitetura da conectividade em tempos de alta dependência digital. Priorizar marcos regulatórios, infraestrutura e cooperação internacional torna-se, assim, um passo estratégico para fortalecer a resiliência nacional.

Leia em: https://www.editoracientifica.com.br/books/chapter/a-estrutura-de-telecomunicacoes-como-elemento-de-soberania-nacional-o-apagao-iberico-de-2025-e-os-desafios-da-resiliencia-no-brasil

A opinião dos autores não representa necessariamente a posição do Legal Fronts Institute sobre o tema, cabendo aos autores a responsabilidade sobre o artigo.

Sobre os Autores

  • Pesquisador no Centro de Estudos em Governança da Internet do Legal Fronts Institute. Mestrando em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC), vinculado à linha de pesquisa em “Tecnologia, Gestão e Inovação”. Pós-graduado em Direito Tributário (Damásio Educacional) e em Gestão de Instituições Públicas (IFRO). Graduado em Administração (Unisul). Técnico do Seguro Social do Instituto Nacional do Seguro Social.

  • Graduanda em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bolsista de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UERN. Integrante do projeto de ensino de graduação “Ius Minori: Construindo uma Proposta de Tribunal Aplicado à Criança” (UERN). Foi vice-presidente da Apex Empreendedorismo e Soluções Jurídicas e co-fundou a Liga Acadêmica de Direito Internacional (LADI), vinculada à UERN.

  • Pesquisador no Centro de Estudos em Governança da Internet do Legal Fronts Institute. Advogado, inscrito na OAB/SP n. 493.738, graduado em Direito pela instituição UniSALESIANO - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium com bolsa integral concedida pelo ProUni - Programa Universidade para Todos, onde também foi pesquisador voluntário do PIBIC- Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Atualmente é pós-graduando em Direito e Processo do Trabalho na ESA- Escola Superior de Advocacia de São Paulo. Possui vasto conhecimento sobre LGPD e pesquisa sobre implicações da utilização de Inteligência Artificial, tendo como foco a discriminação algorítmica e impacto da IA no mercado de trabalho.

  • Pesquisadora no Centro de Estudos em Governança da Internet do Legal Fronts Institute. Mestre em Gestão e Administração Pública pela Universidad de Cádiz, com especialização em Regulação e Governança da Internet pela Universidad de Mendoza. Ver a governança da Internet como um campo onde convergem suas paixões por pesquisa, direitos humanos e tecnologia. Atualmente, atua como vice-coordenadora do Accessibility Standing Group da Internet Society.

Tradutor »