Bruna Abranches, diretora executiva no Legal Fronts Institute, lança livro intitulado “Causalidade na sociedade do risco”

1 min. de leitura
Bruna Abranches lançou o livro "Causalidade na sociedade do risco", em eventos no Iter e na Faculdade Mackenzie, em Brasília. A obra aborda desafios penais na era da inteligência artificial e dos riscos de consumo, propondo soluções inovadoras para a responsabilização por produtos.

Na semana passada, Bruna Abranches, diretora executiva no Legal Fronts Institute, lançou seu livro “Causalidade na sociedade do risco”, no @instituto_iter, em São Paulo, e na @faculdademackenziebrasilia, em Brasília.

Os dois eventos reuniram nomes como @oficial.andremendonca, ministro do STF, @victorv_godoy, CEO do Instituto Iter, Ino Augsberg, professor na Universidade de Kiel, e Josimar Rosa, diretor-geral na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB).

▶️ Acesse a obra completa no site da Editora Dialética.

Descrição do livro: Novos ramos da tutela penal — como a proteção do meio ambiente, a regulação da genética e a defesa das relações de consumo — refletem uma era marcada por novos tempos e novos perigos. Na chamada Sociedade do Risco, em que um único produto defeituoso pode impactar milhares de vidas, o Direito Penal é desafiado a oferecer respostas efetivas aos danos decorrentes do consumo. Com a ascensão do uso da inteligência artificial nos processos produtivos, esses riscos tornam-se ainda mais imprevisíveis. Este livro apresenta respostas claras e inovadoras para um dos maiores dilemas jurídicos contemporâneos: o problema da causalidade nas relações de consumo. Com base teórica sólida e abordagem visionária, a obra aponta caminhos para uma efetiva Responsabilização Penal pelo Produto, capaz de enfrentar os riscos do presente e proteger, de forma efetiva, as gerações vindouras.

Sobre o Autor

  • O Legal Fronts Institute é um think tank voltado à construção de uma esfera pública digital plural, interdisciplinar e voltada ao fomento de inovações tecnológicas. Atuamos na produção de conhecimento, no fortalecimento de redes de cooperação e no estímulo à formulação de políticas públicas digitais orientadas pelas melhores práticas internacionais.
    Formado por representantes de todas as regiões do país e de diversas áreas de formação, o Legal Fronts se guia por valores como diversidade, excelência técnica, inovação responsável e democratização do conhecimento.

Tradutor »