
O gestor executivo do Legal Fronts Institute, Francisco Cavalcante, representou a instituição no XI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, realizado em Belém do Pará. O evento teve como eixo central a urgência da ação climática, integrando a programação preparatória para a COP30, que ocorrerá em novembro, também na capital paraense.
Francisco participou no grupo de trabalho “Código, corpos e territórios: colonialismo digital e resistência na América Latina”, coordenado por Diego Vicentin (UNICAMP), Carolina Batista Israel (UFPR) e Fernanda R. Rosa (Virginia Tech). Em sua apresentação, o gestor apresentou uma netnografia sobre apropriação tecnológica e preservação da memória digital em contextos de populações atingidas por barragens, discutindo os impactos sociotécnicos da digitalização de memórias e identidades locais.
O Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade é reconhecido como o principal espaço acadêmico brasileiro para o diálogo interdisciplinar entre ciência, tecnologia e sociedade. Em sua décima primeira edição, o evento reforçou o papel estratégico da Amazônia na reflexão sobre desenvolvimento científico, inovação tecnológica e desafios ambientais, destacando a importância de políticas públicas sustentáveis e participativas diante das mudanças climáticas globais



