Observatório de Educação Digital promove debate multissetorial sobre uso de IA na educação

2 min. de leitura
Palestrantes nacionais e internacionais responderam se as tecnologias de IA estão ampliando a autonomia e o direito à educação ou aprofundando lógicas de vigilância e padronização.

No painel organizado pelo Observatório de Educação Digital do Legal Fronts Institute na CPDP LatAm 2025, especialistas do Brasil, Colômbia e Peru discutiram os impactos da inteligência artificial na educação latino-americana.

O painel foi moderado por Francisco Cavalcante, gestor executivo do Legal Fronts Institute, e teve abertura institucional de Paloma Saldanha, coordenadora do Observatório de Educação Digital. A discussão se desenvolveu a partir de uma pergunta provocadora: as tecnologias de IA estão ampliando a autonomia e o direito à educação ou aprofundando lógicas de vigilância e padronização?

Participaram da mesa:
🇧🇷 Marcela Canto, educadora digital e mestranda em Humanidades Digitais na UFRRJ, trouxe vivências sobre o uso de IA em sala de aula e alertou para os riscos de padronização e controle pedagógico;
🇨🇴 Juan David Gutiérrez, professor da Universidad de los Andes, destacou a política pública colombiana de IA para garantir uma transformação digital com inclusão e ética no setor educacional;
🇵🇪 Ximena Cuzcano Chavez, analista da Derechos Digitales, apontou casos de vigilância escolar na América Latina e sugeriu boas práticas de segurança digital com foco na proteção de crianças e adolescentes;
🇧🇷 Filipe Medon, professor de Direito Civil da FGV Direito Rio, refletiu sobre os dilemas éticos e jurídicos do uso de IA generativa em ambientes acadêmicos, com ênfase na autoria, nos direitos autorais e nos impactos cognitivos sobre estudantes.

Assista:

Acompanhe o Legal Fronts Institute e o Observatório de Educação Digital para mais conteúdos e iniciativas nessa agenda.

Sobre os Autores

  • Fundadora, diretora e consultora em Privacidade na PlacaMãe.Org_. Mestre e doutora em Direito e Tecnologias pela Universidade Católica de Pernambuco, especialista em Direito e Tecnologia da Informação pela Ucam-RJ, especialista em Jurisdição Constitucional e Tutela de Direitos Fundamentais pela Unipi/Itália, pesquisadora pelo Logos e Direito e Inovação/Unicap-Capes, professora da Unicap, educadora certificada Google for Education, advogada e membro da govDADOS e INPD.

  • Cientista social e professora pela Universidade Federal Fluminense, mestranda em Humanidades Digitais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e educadora popular de educação digital na ONG Futuroon em São Gonçalo no Rio de Janeiro. Foi bolsista de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq., e bolsista do programa Youth Brasil do CGI.br. Tem experiência profissional em gestão de informação para análise de políticas públicas e letramento digital, e atua principalmente em pesquisas nas áreas de Sociologia Digital e Educação Digital de forma interseccional.

Tradutor »